Reabilitação Neuropsicológica/Cognitiva

A Reabilitação Neuropsicológica é definida como um tratamento que visa manter e resgatar a qualidade de vida e a autonomia do indivíduo. Tem como objetivo compensar, diminuir, reduzir ou contornar os déficits cognitivos.

Conta com um conjunto de práticas e metas específicas em que o profissional de saúde atua junto com o indivíduo assistido e seus familiares/cuidadores a fim de reduzir o efeito de déficits comportamentais, cognitivos, emocionais, sociais que se constituem como obstáculos ao desempenho adequado em tarefas cotidianas.

Está fundamentado na plasticidade cerebral (capacidade que o cérebro tem em se remodelar em função das experiências do sujeito, reformulando as suas conexões em função das necessidades e dos fatores do meio ambiente).

A plasticidade cerebral explica o fato de certas regiões do cérebro poderem substituir as funções afetadas por lesões cerebrais. Como tal, uma função perdida devido a uma lesão  cerebral pode ser recuperada por uma área vizinha da zona lesionada. Contudo, a recuperação de certas funções depende de alguns fatores, como a idade do indivíduo, a área da lesão, o tempo de exposição aos danos, a natureza da lesão, a quantidade de tecidos afetados, os mecanismos de reorganização cerebral envolvidos, assim como, outros fatores ambientais e psicossociais.

Todos os Direitos Reservados © 2019 - Luana Franco Psicologia