Depressão: Conheça os principais sintomas deste problema

Os sentimentos de tristeza são comuns na vida das pessoas. Existem situações que nos deixam para baixo e precisamos de tempo para superar. Mas existem alguns casos em que esses sentimentos acabam durando semanas, meses e até mesmo anos, e às vezes sem nenhum motivo aparente. Esse é um dos primeiros sinais da depressão, uma condição muito séria que pode afetar a saúde mental e física das pessoas.

O que é a depressão?

O Transtorno Depressivo Maior, mais conhecido como depressão é uma doença mental que afeta a forma como uma pessoa se sente e age. Felizmente ela pode ser tratada e controlada com os procedimentos corretos.

A depressão deixa a pessoa triste e sem interesse nas atividades que gostava antes. Além de desencadear em vários problemas físicos e emocionais, ela pode afetar no desempenho da pessoa nos estudos e no trabalho.

A doença é a segunda maior causa de anos de vida com incapacidade, apenas atrás da dor de costas. Os sintomas aparecem geralmente entre os 20 e os 40 anos de idade. A doença é duas vezes mais comum entre mulheres do que entre homens.

Sintomas da depressão

Os principais sintomas de uma pessoa em depressão são os seguintes:

  • Sentimento de tristeza ou depressão constante
  • Perda de interesse nas atividades que antes agradavam
  • Mudanças no apetite – perda ou ganho de peso exagerado em pouco tempo
  • Problemas para dormir ou sono excessivo
  • Perda de energia ou aumento da fadiga
  • Aumento de movimento sem propósito (hábito de esfregar as mãos, ficar andando em círculos) ou fala e movimentos mais lentos
  • Sentimento de culpa ou preocupação
  • Dificuldade de raciocinar, se concentrar ou tomar decisões
  • Pensamentos de morte ou suicídio

Se esses sintomas persistirem por mais de duas semanas, significa que a pessoa pode estar em depressão.

As causas da depressão são várias, ela pode ser ocasionada por problemas genéticos, biológicos, de ambiente e sociais.

A depressão pode afetar de forma negativa as relações familiares da pessoa, o trabalho, a vida escolar, o sono, as refeições e a saúde em geral. Entre 2 a 7% dos adultos com depressão morrem de suicídio e cerca de 60% das pessoas que morrem por suicídio apresentavam depressão ou outro distúrbio de humor.

 

(*texto somente para ilustração e sem fins diagnósticos, para tanto, é necessário avaliação detalhada com base nos critérios do CID 10 e DSM 5)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

five × 5 =